Qual é a diferença entre Câmara Setorial e o Comitê de Defesa do Produto?

No Brasil os problemas se avolumam e a responsabilidade pelas soluções é sempre do governo, que busca cada mais poder de intervenção e menor autonomia para o agricultor e não consegue nem entender direito os problemas, quanto mais resolvê-los.

Precisamos criar uma estrutura legal semelhante às dos americanos, que permita que solucionemos os problemas comuns a todos os agricultores daquele produto, investindo em informação, pesquisa e marketing. O mesmo caminho já foi adotado pelo Canadá, pela Austrália e pela Nova Zelândia, países que resolvem os seus problemas.  

Não existe semelhança entre a Câmara Setorial e o Comitê de Promoção por Produto. 

A Câmara Setorial é um ambiente de debate, que reúne representantes de cada elo da cadeia de produção, indicados pelo governo e coordenados pelo governo, que define os problemas comuns e as ações de melhoria que podem ser implementadas pelo governo ou por ações integradas entre os diferentes elos. 

O Comitê de Promoção por Produto é uma organização formal, uma entidade público-privada, com poderes juridicamente estabelecidos e organização para viabilizar o objetivo. É uma organização de produtores responsável pela coordenação institucional da sua cadeia de produção e por ação concretas para solucionar as dificuldade compartilhadas pelos agricultores daquele produto como pesquisa para o desenvolvimento de tecnologia e conhecimento, informação com estatísticas atualizadas de produção e de comercialização e promoção institucional do seu produto, no sentido mais amplo de marketing, para a expansão segura do seu produto no mercado nacional e internacional. 

Apenas como exemplo, para se compreender o tamanho e a importância destes comitês, é interessante saber que o Comitê de Promoção de Pera da Califórnia tem um escritório em São Paulo que promove ações de marketing, que incluem homens vestido de pera nos supermercados, degustação, jantares só com receitas de pera, reunião com atacadistas da CEAGESP,... há mais de 15 anos.  As mesmas ações acontecem em outros países, destino da pera da California (www.calpear.com). Os comitês de paromoção podem ser estaduais ou federais ou restritos a uma determinda região. A Califórnia tem comitês de vários produtos

 - https://www.cdfa.ca.gov/mkt/mkt/BoardCommissionSites.html#P