Uma alimentação adequada é essencial para garantir o crescimento e desenvolvimento da criança e para a sua educação para uma boa alimentação..

O projeto Escola do Sabor faz parte do planejamento estratégico da CEAGESP e tem dois objetivos principais:

 

  1. 1.O desenvolvimento de metodologia de introdução de frutas e hortaliças frescas na alimentação das crianças através de atividades lúdicas e prazeirosas.
  2. 2.A aproximação das crianças com produção de alimentos, fazendo com que elas o caminho e os esforços envolvidos para trazer o alimento até a sua mesa.

 

 

O projeto exige a sensibilização e a participação de professores, nutricionistas, merendeiras e dos alunos e vem conseguindo maior aceitação e maior diversidade de hortaliças e frutas pouco utilizadas na alimentação escolar.

 

O Cará na Escola do Sabor

O cará, conhecido nos estados do norte e nordeste do Brasil e em outros países como inhame é da família botânica Diocoreaceae, uma trepadeira tuberosa de origem indiana. A sua oferta na CEAGESP é maior nos meses de abril a outubro. São Paulo é o maior estado fornecedor. O cará tem alto teor de fibra e pode ser consumido cozido, frito, refogado, em forma de purê, chips, torta, bolos, sopas, etc.

O cará já possui, desenvolvido pela Escola do Sabor, material didático com jogos, fotos, atividades pedagógicas e desenhos lúdicos. Eles permitirão o contato prazeiroso da criança com o cará e o desenvolvimento de habilidades motoras e intelectuais das crianças.

 

Centro de Qualidade em Horticultura da CEAGESP
Bruna Marcielli
Estagiária Estudante de Nutrição