O Projeto Escola do Sabor é o resultado da parceria entre a Nossa Turma, o Curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo e o Centro de Qualidade em Horticultura da CEAGESP e conta com a colaboração dos atacadistas da CEAGESP.
 
Os seus objetivos principais são desenvolver a metodologia de introdução de frutas e hortaliças frescas no cardápio de crianças de 3 a 6 anos de idade e aproximar as crianças da agricultura através da compreensão do caminho da produção ao consumo e dos seus subprodutos. O trabalho começou em fim de julho com a mandioca, conforme já apresentado no primeiro artigo aqui publicado.
 
A proposta é que a introdução do alimento e da compreensão da cadeia, da produção ao consumo, seja feita de maneira gradativa, divertida e saborosa, entremeando brincadeiras com degustações.
O trabalho obedeceu algumas etapas:
 
 
1a etapa: Reunião com os Coordenadores da Nossa Turma para apresentação do projeto
2a etapa: Levantamento exaustivo de informações sobre a mandioca pelos técnicos e estagiários do Centro de Qualidade em Horticultura
3a etapa: Apresentação do projeto e da proposta de trabalho com a mandioca às merendeiras, coordenadora pedagógica e professoras e debate sobre a sua inserção nas atividades pedagógicas programadas. A importância da mandioca na alimentação brasileira e na sobrevivência do agricultor familiar, dos seus subprodutos, a sua cadeia de produção e a sua competitividade em relação a outras hortaliças feculentas foram alguns dos temas tratados.  O entusiasmo pelo projeto foi imediato e o seu sucesso se deveu ao envolvimento das merendeiras, professoras e coordenadoras, que procuraram incorporar a mandioca em cada atividade pedagógica e alimentar.
 4a etapa: Desenvolvimento de material pedagógico de apoio pelo Centro de Qualidade em Horticultura da CEAGESP:
 
- Desenho do casal Mandioca para as crianças pintarem
 
- Estória da lenda indígena de surgimento da mandioca
 
- Levantamento de músicas, para serem cantadas pelas crianças, e que falam da mandioca como a do Djavan. A música foi ensinada para as crianças pelas professoras.
 
- Levantamento de material audiovisual que falam da produção e da fabricação de produtos da mandioca e colocação num formato que pudesse se apresentado pelo material áudio visual da Nossa Turma.
 
- A cadeia de produção foi retratada através de dois jogos, um de figuras e outro de fotos, ambas imantadas. As fotos foram tiradas numa lavoura de mandioca em Mogi Guaçu. O desafio do jogo é montar num quadro imantado, o caminho do plantio da mandioca até chegar à mesa do consumidor, como farinha de mandioca, sagu, pão de queijo, bombocado de mandioca, sopa de mandioca,...
 
- Jogo com fotos para adivinhar o produto feito de mandioca
 
- Plantio de manivas na horta da escola, após as crianças conhecerem o pé de mandioca com as raízes e participarem da retirada e preparação das manivas para o plantio: uma maneira simples e divertida de aproximar a criança da agricultura.
 
- Teatrinho sobre os produtos da mandioca
 
- Jogo tipo trilha para seguir o caminho da mandioca da produção ao consumo e reforçar os produtos oriundos da mandioca
 
- Montagem de dois bonecos grandes representando o Mandioco e a Mandioca
 
- Levantamento das receitas já conhecidas de mandioca pelas merendeiras e professoras e de outras receitas
 
- Preparação das receitas de mandioca. a Sopa de Mandioca batida, o Sagu com frutas e groselha e a Delícia de Mandioca (doce á base de mandioca in natura ralada e suco de maracujá), fizeram sucesso com as crianças.
 
- Aula de culinária, ralando a mandioca para a preparação de bombocado
 
- Montagem de um quadro com as fotos das atividades com mandioca mostrando as crianças em cada atividade
 
- Cada professora usou a sua criatividade para introduzir a mandioca e seus produtos às crianças
 
 
Um dos resultados do trabalho será publicar o relato da experiência para cada produto para que outras escolas, outras merendeiras, outras professoras, outros grupos de crianças possam utilizar uma metodologia já testada com sucesso.
 
A experiência da mandioca foi um grande sucesso. Agora está na hora de avaliar o que dá para melhorar e escolher o próximo produto. A beterraba, o chuchu e a batata doce estão na lista. As informações sobre cada produto estão sendo levantadas.
 
Sempre é bom lembrar que 47 milhões de crianças são alimentadas pelo Programa de Alimentação Escolar, que podem formar consumidores que apreciem a mandioca e outras frutas e hortaliças.