Hortiescolha

Uma parte importante do serviço dos técnicos da CEAGESP do Centro de Qualidade, Pesquisa e Desenvolvimento é apoiar as pessoas e as empresas que trabalham com frutas e hortaliças frescas, na busca por maior transparência e pelo produto de melhor custo-benefício.

A procura por apoio dos técnicos do serviço de alimentação, especialmente da alimentação escolar sempre foi muito grande. A grande diferença de valor por variedade, tamanho e qualidade   do mesmo produto e, entre produtos ao longo do ano, cria oportunidade de ganhar mais para o produtor e da compra do melhor produto pelo comprador do varejo e do serviço de alimentação. Entretanto ‘a compra de gato por lebre’ é comum no serviço de alimentação escolar ou merenda escolar. O comprador, nutricionista da prefeitura solicita e paga pela classificação mais valorizada do produto (utilizando a cotação de preços da CEAGESP como referência), considerada a de melhor qualidade, e recebe um produto de tamanho e qualidade, da classificação menos valorizada. Num dia normal, por exemplo, o quilo do chuchu de classificação 3A vale duas vezes o quilo do chuchu da classificação 1A.   A grande dificuldade do comprador é que ele não sabe que o chuchu 3A é o mais tenro, que pesa menos que 250 gramas, e o chuchu 1A pode pesar mais que 450 gramas. A escolha da classificação de melhor custo-benefício precisa considerar a diferença de aproveitamento e de valor entre as classificações e permite que se coloque com o mesmo recurso monetário o dobro do alimento no prato.

 A parceria entre a CEAGESP, a ESALQ e a FAPESP- Políticas Públicas criou o HortiEscolha, uma ferramenta informatizada de apoio à tomada de decisão na gestão das frutas e hortaliças frescas, que está disponível em www.hortiescolha.com.br.

Faça o seu login no HortiEscolha e V. saberá qual é classificação de melhor custo-benefício, as características mensuráveis de cada produto (94 frutas e hortaliças), os padrões mínimos de qualidade e a melhor época de utilização de cada produto, que outros produtos podem ser utilizados com a mesma função e tipo de preparo no cardápio, se o produto pode ser adquirido de agricultores locais, como descrever o seu objeto de compra e o que exigir do seu fornecedor na entrega do produto.

Entre em contato com o HortiEscolha – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.