O Centro de Qualidade, Pesquisa e Desenvolvimento, nome fantasia da Seção do Centro de Qualidade Hortigranjeira da CEAGESP, foi criado em 1997, com o objetivo de impulsionar a modernização da cadeia de produção de frutas e hortaliças frescas, promovendo maior transparência na comercialização, menor fragilidade comercial do produtor, maior rastreabilidade e segurança do alimento, maior participação do produtor no preço final do produto e melhor sabor e qualidade para o consumidor.

O Programa HortiEscolha surgiu da constatação da enorme dificuldade que os gestores de alimentação escolar têm para escolher a classificação e o produto de melhor custo-benefício, na época mais adequada e com a qualidade necessária para um bom aproveitamento no consumo. Era e ainda é comum que a escolha da classificação fosse a mais valorizada e o recebimento fosse da menos valorizada, uma diferença que normalmente chega ao dobro do preço. A utilização das ferramentas do HortiEscolha permite, com o mesmo recurso monetário, a colocação do dobro do alimento no prato, maior diversidade, na melhor época, com maior participação da agricultura local e dentro de padrões mínimos de qualidade. www.hortiescolha.com.br

O HortiEscolha já treinou 8.000 técnicos, a maior parte deles ligados aos serviços de alimentação institucional.  Entre os órgãos oficiais paulistas treinados estão a Secretária de Administração Penitenciária, a Bolsa Eletrônica da Compras - BEC da Secretaria da Fazenda, o Parque Ecológico do Tietê (CRAS-PET alimentação animais silvestres), a Secretaria da Educação dos municípios de Campinas, Embu das Artes, Mauá, Ribeirão Preto e de São Paulo.  

Podemos destacar a Secretaria da Educação do Município de São Paulo (SE-MSP), pela sua abrangência e grande esforço de melhoria. Em 2016 o Serviço de Alimentação Escolar do Município de São Paulo serviu 438 milhões de refeições, dois milhões de refeições por dia. A primeira etapa, realizada em 2016, foi o treinamento dos técnicos do CODAE (Coordenadoria de Alimentação Escolar), responsáveis pela gestão das refeições, na escolha da classificação de melhor custo benefício, na substituição de produtos de mesma função no cardápio,  na utilização plena das outras ferramentas do HortiEscolha: padrões mínimos de qualidade, características mensuráveis de tamanho de cada classificação, sazonalidade.  A segunda etapa foi a capacitação dos técnicos do CODAE responsáveis pela fiscalização das frutas e hortaliças adquiridas, para garantir que o produto solicitado na compra seja o recebido, em qualidade e tamanho. Fruta imatura é considerada defeito grave e que não atende aos padrões mínimos de qualidade. Existem padrões mínimos de doçura cada fruta. Um dos focos importantes do treinamento foi a utilização dos equipamentos e dos procedimentos de amostragem para a medida da doçura das frutas e a apresentação da proposta de um ‘Programa Garantia de Doçura’ das frutas da alimentação escolar. A terceira etapa, ainda em 2016, foi a visita aos barracões dos fornecedores da prefeitura e o levantamento de alguns pontos críticos nos procedimentos de embalamento, armazenamento e transporte, que podem causar a perda de qualidade pós colheita e o estabelecimento de estratégias de solução. O trabalho em conjunto continua.

O treinamento dos técnicos do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP) responsáveis pela fiscalização de FLVO – frutas, legumes, verduras e ovos na Alimentação Escolar, aconteceu em 30 de março de 2017 na CEAGESP. Nove técnicos do Departamento de Fiscalização e Controle II foram treinados na medida do conteúdo de sólidos solúveis ou da ‘doçura’, em como trabalhar com o refratômetro de maneira correta, garantindo a sua precisão, fazendo a sua calibragem e as técnicas recomendadas de amostragem. Eles foram treinados na utilização dos equipamentos de aferição de doçura e dos gabaritos de qualidade e a sua atuação, com certeza, ajudará a promover frutas e hortaliças de melhor qualidade e sabor na alimentação escolar paulistana. 

A CEAGESP vem treinando, ao longo dos anos, gestores públicos e da iniciativa privada, visando a melhoria da aquisição de gêneros hortícolas, cumprindo a sua missão como empresa de abastecimento.

Centro de Qualidade, Pesquisa e Desenvolvimento da CEAGESP

Thiago de Oliveira

Sabrina Leite de Oliveira

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou 11-3643-3825