O gabarito de avaliação da qualidade foi desenvolvido como uma ferramenta a estudar as razões da grande diferença de valor do mesmo produto, praticada no mesmo dia, entre diferentes tamanhos e qualidades, na venda do atacado para o varejo.
A compreensão dos atributos que determinam a diferença de valor e da importância de cada um é imprescindível para que o produtor consiga melhorar o seu produto e a sua rentabilidade.

O trabalho obedece algumas etapas:
1. Levantamento, através de entrevistas aos principais atacadistas do produto, das diferentes classificações e das características que valorizam e desvalorizam e das causas de diferenciação de valor
2. Criação de um banco de imagens com produtos de diferentes valores no mercado – de mesma variedade e da mesma classificação de tamanho
3. Apresentação de cada imagem aos atacadistas e solicitação de uma nota de avaliação e das causas determinantes de cada avaliação
4. Montagem de uma relação dos atributos de cada produto e de suas diferentes intensidades de ocorrência
5. Criação de um gabarito visual de avaliação de atributos
6. Coleta e avaliação do produto de maior e menor valor, de mesmo tamanho e variedade, no mesmo dia, nas semanas de grande oferta do produto no mercado. No início do trabalho a avaliação era feita por caixa. Hoje avaliamos fruta por fruta e calculamos uma média por atributo e podemos calcular a variação dentro de cada caixa. A avaliação de alguns atributos como a homogeneidade de tamanho e de coloração utilizam a caixa como unidade de avaliação. Hoje utilizamos uma escala de atributos, com três notas – 1, 3 e 5, quando seria melhor seria utilizar uma escala de pelo menos cinco notas.
7. Cálculo do índice de importância de cada atributo e montagem do qualigrama - representação gráfica da importância de cada atributo na diferenciação de valor. Estamos mudando o nosso cálculo, utilizando o índice de diferenciação de valor praticado no dia, para ponderar os resultados da avaliação.
8. Os resultados permitirão a definição dos atributos mais importantes e da importância de cada atributo
9. O gabarito de avaliação permite também avaliar a competitividade do produtor, através da comparação dos atributos do seu produto com os atributos do produto de melhor valor no mercado, no mesmo dia.

Um estudo dos atributos de diferenciação de valor da manga Palmer, do mamão Formosa, da banana Prata e da atemóia, durante três anos, teve resultados surpreendentes. As maiores causas de desvalorização são a baixa homogeneidade visual em tamanho e coloração - resultado de uma classificação malfeita, frutos com baixo conteúdo de sólidos solúveis, polpa e casca de coloração inadequada – resultado da colheita do fruto imaturo e danos mecânicos – resultado de manuseio brusco a partir da colheita.
Aqui estão os gabaritos já desenvolvidos pelo Centro de Qualidade, Pesquisa e Desenvolvimento
Da CEAGESP.

 

Gabarito de Abacaxi Havaí

Gabarito de Abacaxi Pérola

Gabarito de Atemóia

Gabarito de Banana

Gabarito de Limão

Gabarito de Mamão

Gabarito de Manga

Gabarito de Melão Amarelo

Gabarito de Melão Pele de Sapo

Gabarito de Uva Americana

Gabarito de Uva Fina de Mesa

Gabarito de Uva sem Sementes