A ‘Agricultura Local’ é uma ferramenta de busca da produção local de frutas e hortaliças frescas. Ela pode ser utilizada por instituições governamentais como prefeituras, na compra da agricultura local pela alimentação escolar e instituições privadas como restaurantes, supermercados, indústrias e por consumidores.

A ‘Agricultura Local’ promove o consumo do produto local.

Agora é fácil saber que frutas e hortaliças frescas estão disponíveis no seu município, nos municípios vizinhos, na sua região e a melhor época para o seu consumo.

Os dados do ceasa paulistano foram coletados pelo SIEM – Sistema de Informação e Estatística de Mercado da CEAGESP, que registra cada entrada de cada produto, o seu volume e o seu município de origem e organizados pelo Analista João Carlos José Somlo da CEAGESP. 

O sistema permite saber, para cada local – municípios e regiões – os meses de oferta de cada fruta e hortaliça produzida no local e fornece os mapas do IBGE. Os dados são atualizados mensalmente, pelo período de um ano.

A maioria dos produtores de frutas e hortaliças frescas são pequenos agricultores, que trabalham com a sua família - agricultores familiares.

V. pode consultar aqui:

A relação dos municípios por região, estado, meso e microrregiãoO Brasil tem quatro grandes regiões, que englobam os estados - Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A mesorregião é uma subdivisão dos estados brasileiros que congrega diversos municípios de uma área geográfica com similaridades econômicas e sociais e que por sua vez, são subdivididas em microrregiões.  A microrregião é um agrupamento de municípios limítrofes e tem como finalidade integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.

A localização gráfica das microrregiões em cada estado: Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul,  Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondonia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins.

A relação dos produtos hortícolas frescos (frutas, hortaliças, flores, plantas ornamentais e pescado), enviados por cada município, em cada mês, para o Entreposto Terminal de São Paulo - o ceasa paulistano,  nos últimos 12 meses.  V. pode fazer o download da planilha Excel.