Condimentos são produtos constituídos de uma ou diversas substâncias, de origem natural, com ou sem valor nutritivo, empregado nos alimentos para modificar ou exaltar o seu sabor.

Os condimentos podem ser classificados em glutamato monossódico, sais sódicos dos ácidos ribonucleicos e especiarias ou condimentos vegetais (CNNPA, 1978). O condimento vegetal, de acordo com a sua composição, pode ser simples, quando constituído por uma especiaria genuína e pura, e misto quando constituído da mistura de especiarias, inteiros, fragmentados ou em pó (CNNPA, 1978).

Especiarias ou condimentos vegetais são os produtos constituídos de partes de espécies vegetais, como raízes, rizomas, bulbos, cascas, folhas, flores, frutos, sementes e outras partes das plantas, possuidoras de substâncias aromáticas ou picantes, com ou sem valor alimentício, utilizadas para agregar sabor ou aroma aos alimentos e bebidas.

Óleos essenciais são os responsáveis pelo sabor e aroma das especiarias vegetais frescas. A composição dos óleos essenciais foi levantada na literatura e uma tentativa preliminar de agrupamento de especiarias semelhantes pode ser consultada aqui.

Entre no mundo das hortaliças aromáticas consultando a publicação do Químico Thiago Oliveira do Centro de Qualidade, Pesquisa e Desenvolvimento da CEAGESP.