Menu

GOIABA

 

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo apresenta mais um trabalho de sua Câmara Setorial de Frutas, as normas para a classificação de goiaba.

Fruta nativa do Brasil, é considerada pelos nutricionistas como uma das mais completas e equilibradas, por apresentar altos teores de fibras, sais minerais e vitaminas,
principalmente a C. Na medicina popular é recomendada no combate ao escorbuto e diarréia. O consumo da fruta in natura ainda é pequeno, estimado em 300 g/per capita/ano, embora a goiabada seja um dos doces mais apreciados pelos brasileiros.

No Brasil, um dos maiores produtores mundiais de goiaba, destaca-se a produção paulista com 60% da produção nacional. Nosso Estado possui mais de um milhão de pés de goiaba que ocupam 2,7 mil hectares, produzindo 51 mil toneladas ano e empregando 3812 pessoas. Os principais municípios produtores são Mirandópolis (32%) e Valinhos (16%).

Maior produtor e consumidor, o Estado de São Paulo é o centro de origem (95%) e destino (77%) das 4,3 mil toneladas de goiaba recebidas anualmente pela CEAGESP.
A adoção das normas de classificação trarão transparência e confiabilidade à comercialização da goiaba.

A classificação, o uso de embalagens adequadas e de rótulos com perfeita identificação do produto completam a modernização, beneficiando toda a cadeia de produção.