Objetivo: marketing do produto em seu sentido mais amplo

  • pesquisa agronômica para ter produto que atenda à necessidade dos clientes,
  • capacitação em todas as fases da cadeia para obter a qualificação do produto,
  • estabelecimento de padrões para cada mercado,
  • construção de parcerias para chegar ao mercado,
  • planejamento das ações,
  • logística,
  • propaganda.

O quê é

Entidade público-privada com poderes juridicamente estabelecidos e organização para viabilizar o objetivo. Direção executiva por representantes da iniciativa privada.

Como funcionaria

  • Entidades privadas representativas da produção de um determinado produto solicitam ao governo a criação de seu Comitê
  • A Comissão gestora do programa, assessorada pelos órgãos do governo, analisa a solicitação
  • Aprovada a solicitação, o governo efetua consulta pública, ouvindo todos os produtores abrangidos pelo futuro Comitê, informando exaustivamente sobre os objetivos e sobre todas as conseqüências, inclusive e principalmente custos
  • Todos os produtores envolvidos manifestam-se, voluntariamente, sobre a oportunidade da criação do Comitê (quanto vale o voto de cada produtor será determinado pela lei - um homem, um voto?; um hectare, um voto?; uma saca um voto?; uma fórmula que misture isso tudo?)
  • Aprovado o Comitê pela maioria dos produtores envolvidos, todos são obrigados a participar e contribuir, por um prazo determinado pela lei
  • A manutenção da existência do Comitê dependerá de consultas públicas periódicas, em prazos determinados pela lei

Como fazer

  • Promover, a cada quatro anos, um censo agrícola levantando dados que permitam a adequada efetivação das consultas públicas, e renová-lo anualmente (os resultados desse censo também são necessários, é claro, para o planejamento do agronegócio em todos os níveis - microbacias, municípios, meso-regiões, estados, país - e que hoje é feito praticamente a olho)
  • Estabelecer, através de Lei  e Regulamento, o arcabouço jurídico que permita a existência e o funcionamento dos Comitês.

O Comércio Internacional, como o Direito Internacional, em última análise, é a guerra.

Guerra exige exército organizado e estratégia: Comitês de Promoção por produto.