A comercialização das frutas e hortaliças frescas reúne condições propícias ao conflito. A falta de confiança impera. O produtor não confia no atacadista, que não confia no produtor. O varejista não confia no atacadista e o consumidor não confia no produto (basta ver como toda gente apalpa as frutas e as hortaliças antes de colocá-las no carrinho de compras – ninguém faz isso com um pacote de açúcar ou com uma garrafa de iogurte).

A necessidade de abastecimento de uma grande diversidade de produtos e variedades, ao longo de todo o ano, exige que a produção ocorra em diferentes regiões do país, em épocas climaticamente adequadas a cada uma delas.

A produção é pulverizada e fragmentada:  milhares de produtores especializados por produto, áreas pequenas, diferentes regiões produtoras com diferentes épocas de colheita. É uma das únicas atividades agrícolas que consegue garantir a sobrevivência digna do pequeno produtor. 

A comercialização é uma corrida contra o tempo. O produto é muito perecível e sensível – tem alto conteúdo de água, textura macia, metabolismo pós-colheita intenso. O produto sse transforma entre a colheita e a chegada ao mercado. 

Existe grande diferenciação de valor no mesmo dia, em função do tamanho e da qualidade do produto. O valor varia com a oferta e a demanda, com a época do ano, com o clima. 

É comum a ocorrência de problemas no recebimento do produto. A negociação, entre o produtor e o seu comprador, é complicada e gera conflitos, insatisfações e desconfiança.  

O atacadista, permissionário da CEAGESP, pode utilizar os serviços do Centro de Qualidade, Pesquisa e Desenvolvimento da CEAGESP, para atestar a qualidade do produto recebido e emitir um atestado, dando maior transparência e confiabilidade à negociação no caso de conflito comercial.

O atestado deverá ser solicitado pelos telefones 11 36438255/ 36433890 ou pessoalmente no CQH - Loja 07 do EDSED II, ao lado da cancela de entrada do Estacionamento 02. 

O solicitante deve atender alguns requisitos:
1ª A solicitação deve ser feita no dia do recebimento do produto
2ª O produto deve estar disponível para vistoria
3ª Fornecer:
- A nota fiscal e o romaneio do produto
- O nome e o contato do produtor
- Informações sobre a carga.

O atestado será emitido por um técnico e conterá fotos e análises de laboratório, quando necessárias, no dia útil, seguinte ao ocorrido.

Maiores informações:
Centro de Qualidade, Pesquisa e Desenvolvimento da CEAGESP
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
11 36433825/ 11 36433890

A confiança é o nosso maior patrimônio.