Consulta Pública - Referencial fotográfico internacional para o controle de qualidade do Mamão

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) e a Organização para o Desenvolvimento Econômico (OCDE), está elaborando o Referencial Fotográfico Internacional para o Mamão.

Trata-se de um trabalho de grande importância, que será a referência internacional para implementação dos controles pelos Serviços públicos e privados de Inspeção da Qualidade do produto. O Referencial Fotográfico para o Mamão servirá para que a fiscalização oficial aprove ou rejeite esse produto quando da inspeção para importação, exportação ou controle nos mercados internos.

Para maior efetividade da proposta e alinhamento às práticas correntes, o MAPA incentiva ampla participação e disponibiliza a primeira pergunta de um formulário maior com o objetivo de coletar informações para cada uma das seções da norma a ser ilustrada. Informações detalhadas sobre a OCDE, bem como sobre esse e outros trabalhos em desenvolvimento no referido organismo internacional encontram-se disponíveis em: http://www.agricultura.gov.br/assuntos/inspecao/produtos-vegetal/organismos-internacionais/ocde

Informações detalhadas da norma internacional para o Mamão podem ser obtidas em: Versão em Inglês; Versão em Francês; Versão em Espanhol.

 

Acesse aqui o questionário nr 1 (identificação das principais cultivares comerciais em uso);

Acesse aqui o questionário nr 2 (identificação dos requisitos intacto, íntegro ou sadio e limpo);

Acesse aqui o questionário nr 3 (presença de pragas e livre de danos causados por pragas);

 

Fonte: http://www.agricultura.gov.br/assuntos/inspecao/produtos-vegetal/pasta-destaques-dipov/mapa-escolhido-referencial-para-o-controle-da-qualidade-do-mamao