Todos sabemos que, no fundo, o sabor, o prazer no consumo é o que determina a quantidade, a frequência e o que estamos dispostos a pagar pelos nossos alimentos. Frutas e hortaliças além de saborosas são boas para a saúde. É possível consumír sem culpa, sem o sentimento de que NÃO estamos transgredindo as regras de alimentação saudável.

 No mercado atacadista a diferenciação de valor por sabor é grande. Muitos produtores estão investindo em sabor, com sucesso. A grande e principal diferença entre uma fruta saborosa e a uma não saborosa é o seu ponto de colheita.

 É comum a colheita das frutas antes do ponto ideal, sob a alegação de que elas duram mais. A realidade é que os produtores que colhem frutas antes do tampo estão prejudicando muito os produtores que tentam oferecer um produto saboroso e afastam o consumidor, diminuindo o consumo daquele produto.

Já está em vigor a Instrução Normativa nº. 69 do MAPA, que estabelece padrões mínimos de qualidade para as frutas e hortaliças e determina que o detentor do produto é o seu responsável.

 A fruta imatura é considerada defeito grave, proibido de comercializar. Hoje a caracterização do ponto de maturação depende de cada agente de fiscalização. Não foram estabelecidas medidas de sabor como o conteúdo de sólidos solúveis – ºBrix. Esta situação gera uma grande insegurança para o detentor do produto na produção, no atacado, no varejo e no serviço de alimentação, responsáveis pela obediência aos padrões mínimos de qualidade.

 Assim sendo o CQH – Centro de Qualidade, Pesquisa e Desenvolvimento da CEAGESP está construindo uma tabela de avaliação mensurável de sabor, a partir do monitoramento do conteúdo e sólidos solúveis de cada fruta, colhida madura e antes do ponto, de diferentes origens, em diferentes épocas, de diferentes variedades e produtores.

Precisamos da colaboração dos nossos maiores especialistas em frutas – os atacadistas da CEAGESP - para o estabelecimento de critérios mensuráveis do sabor das frutas:

  • - Identificando frutos colhidos antes do ponto e no ponto certo de maturação
  • - Descrevendo as características externas de reconhecimento da maturação
  • - Fornecendo amostras de fruta – mesmo produto e mesma variedade- colhida madura e colhida antes do ponto
  • - Respondendo à nossa entrevista 

As análises são realizadas em nosso laboratório e os resultados serão entregues somente no local de coleta. Não haverá divulgação dos resultados das análises de cada empresa. Elas farão parte do banco de dados necessário ao sucesso do estudo.

Agradecemos muito a sua colaboração.

Estamos à disposição para maiores informações na Loja 7 do EDSED II do ETSP da CEAGESP - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - 11 3643-3825 – 3643-3827

Whatsapp 11 9 3368 1465